1º SNFP

CARACTERIZAÇÃO

               O I Seminário Nacional de Formação Profissional é uma iniciativa da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), que pretende trabalhar com dois desafios. O primeiro é a distância entre os(as) estudantes e as categorias representativas profissionail e o segundo desafio é a ampliação da visão e debate a cerca de nossa profissão, discutindo hoje o papel do Engenheiro Agrônomo na sociedade e a realidade no mercado de trabalho.

INTRODUÇÃO 

A partir de 1972, com a reorganização do Movimento Estudantil de Agronomia, sente-se a necessidade do aprofundamento das discussões e ações por parte dos estudantes na busca de uma formação completa do ponto de vista da necessidade apresentada para o desenvolvimento do país.
A Federação dos Estudantes de Agronomia, através de várias atividades, busca juntamente com outras entidades construir dentro da categoria estudantil uma visão ampla das necessidades apresentadas para o desenvolvimento agrário e suas relações com as demais áreas da economia.
Nesse contexto, a FEAB vem cumprindo um papel essencial ao longo desses anos, que é de organização e conquistas tanto para a categoria estudantil como também para a nossa profissão, sendo assim,  entidade que se somou a diversas conquistas no âmbito da agronomia.

APRESENTAÇÃO

           O I Seminário Nacional de Formação Profissional acontecerá na Universidade Federal do Paraná, entre os dias 5 e 7 de julho do corrente ano. Pretende-se reunir estudantes do curso de Agronomia de todo país, além de aproximar o diálogo com as categorias representativas, como o CREA e os sindicatos da categoria.
Através de painéis discutiremos diversas temáticas com palestrantes de todo Brasil, dentre elas:
Histórico da agronomia: Apresentação sobre o surgimento da agronomia, a relação do curso com a sociedade e o resgate das conquistas.
Universidade: Construção da relação de universidade com a sociedade, Ensino, pesquisa e extensão.
Mercado de trabalho: Situação atual do mercado de trabalho para os engenheiros, perspectivas profissionais e áreas de atuação do engenheiro agrônomo.
Gênero: Dificuldade e avanços da engenheira agrônoma e relações de gênero na universidade.
Currículo/extensão: Introduzir o resgate histórico do currículo da agronomia em diferentes escolas, influências do currículo atual no profissional, avaliar a importância e o enfoque da extensão que é dada nos currículos atuais.
Agroecologia: Breve introdução na agroecologia como ciência, situação do mercado de trabalho e realidade da agroecologia, perspectivas profissionais, campos de trabalho, políticas públicas.
Movimento Estudantil na Agronomia: Breve introdução às conquistas passadas, perspectivas de atuação e pautas atuais do movimento estudantil.
Organização profissional: Perspectivas de atuação pós universidade, questão de direitos trabalhistas e sindicalização do profissional.

JUSTIFICATIVA 

A nossa profissão há algum tempo vem ganhando destaque no cenário nacional, sendo colocada como uma profissão promissora. Essa argumentação é válida, principalmente em um cenário como é em nosso país, que tem na agricultura uma de suas principais fontes econômicas. Além da questão econômica, nossa agricultura se caracteriza pela diversidade, tanto de culturas propriamente dita, fruto de nossas virtudes naturais, como também diversidade de atores sociais.
Nesse cenário, o engenheiro agrônomo tem um papel crucial nesse processo de emancipação econômica e social, conseguindo distinguir as diferentes realidades encontradas em nosso território e se adaptando à essas condições. Coloca-se o desafio também de nossas universidades formarem profissionais que sejam capazes de aliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
Entendemos que as universidades além cumprir um papel formativo, devem aproximar os futuros profissionais às demandas populacionais, necessitando assim, aprimorar o ramo da extensão universitária. Essa aproximação com a realidade social permitirá o estudante a desenvolver seus conhecimentos na prática, adaptando a teoria vista na universidade com exemplos reais, dessa forma fazendo com que a universidade cumpra sua função social para com a sociedade.
Quanto aos estudantes, é necessário que se procure também uma constante renovação de conhecimento e informações, visto o cenário intenso que é encontrado hoje. Nesse ponto, tanto as entidades representantes dos estudantes, como as categorias profissionais, cumprem um fundamental de subsidiar o debate e gerar reflexões à cerca da realidade encontrada, também servindo como defensora dos interesses da categoria.
Observam-se algumas iniciativas interessantes no âmbito da aproximação de estudantes e profissionais, como no caso do CREA JR e da filiação provisória de estudantes a seus sindicatos, porém entendemos que podemos avançar mais. É necessário que o estudante sinta a necessidade de estar se inserindo nessas discussões, não somente quando está indo para o mercado de trabalho, mas que seja feito o debate com estudantes que inclusive entrarem agora na universidade.
Diante disso, apresentamos o I Seminário Nacional de Formação Profissional como uma iniciativa concreta pra se refletir e propor sobre nossa profissão, servindo pra nortear debates futuros, aproximando distintas realidades e dando embasamento para as atuais discussões de reformulação dos currículos.
Historicamente a FEAB organizou o “Dia nacional da reflexão sobre Formação Profissional”, porém mesmo sendo uma importante atividade, acabava não conseguindo gerar frutos para as próximas gerações, dessa forma, esperamos construir um documento final como consequência desse Seminário, permitindo que esses materiais possam subsidiar debates posteriores em outras universidades.
A fim de contemplar a diversidade brasileira, a FEAB construirá debates regionais prévios sobre Formação Profissional, através de suas coordenações regionais, trazendo para o Seminário Nacional um acúmulo entorno da sua realidade estadual e também a realidade específica das universidades, dos currículos, experiências etc. em seus estados.

OBJETIVOS 

OBJETIVO GERAL

       Realizar 4 dias de discussão e atividades acerca da reflexão sobre nossa formação profissional.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a)    Propiciar aos estudantes conhecimentos específicos a respeito dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Agronomia;
b)    Questionar e confrontar o conhecimento produzido pelas Universidades de várias regiões do país;
c)    Promover um intercâmbio político, acadêmico e cultural entre várias escolas de Agronomia do país;
d)    Produzir um documento final como consequência dos debates presentes no Seminário;
e)    Realização de etapas estaduais de discussão acerca de nossa Formação profissional;
f)     Viabilização de transporte para representantes das regiões que trarão o acúmulo obtido nas discussões nas etapas estaduais;
g)    Viabilização de materiais para a divulgação do evento e para a impressão do documento final;
h)   Viabilização de estrutura e alimentação nos dias que acontecerão o I Seminário Nacional de Formação Profissional;
i)     Viabilização de transporte e estadia para palestrantes do evento;

 RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se na conclusão desse projeto, ter por resultados:
- Politização das Escolas de Agronomia do país, no que diz respeito a sua formação profissional;
- Articulação dessas escolas em uma rede de discussão permanente sobre os temas referentes à atuação profissional do(a) Eng. Agrônomo(a);
- Elaboração de um documento final como consequência das discussões do seminário;
- Crescimento político e profissional dos (as) estudantes de Agronomia;
- Devolver o debate acumulado pelas escolas para o ambiente das salas de aula – tornando esses espaços, verdadeiramente espaços de troca de experiências e construção de conhecimento.

CONCLUSÃO

Concluí-se, por fim, a grande relevância na elaboração de propostas como esse seminário, que identifica os estudantes como atores cruciais no processo de transformação da nossa profissão, batalhando para que cada vez mais nossos Eng. Agrônomos e Eng. Agrônomas estejam comprometidos(as) com a sociedade e com o desenvolvimento de um projeto para o campo e para a Agricultura no Brasil.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 


Antecipadamente agradecemos às entidades solicitadas pela atenção disponibilizada na avaliação dessa proposta.

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