CARACTERIZAÇÃO
O
I Seminário Nacional de Formação Profissional é uma iniciativa da Federação dos
Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), que pretende trabalhar com dois
desafios. O primeiro é a distância entre os(as) estudantes e as categorias
representativas profissionail e o segundo desafio é a ampliação da visão e
debate a cerca de nossa profissão, discutindo hoje o papel do Engenheiro
Agrônomo na sociedade e a realidade no mercado de trabalho.
INTRODUÇÃO
A partir de 1972, com a reorganização do
Movimento Estudantil de Agronomia, sente-se a necessidade do aprofundamento das
discussões e ações por parte dos estudantes na busca de uma formação completa
do ponto de vista da necessidade apresentada para o desenvolvimento do país.
A Federação dos Estudantes de Agronomia,
através de várias atividades, busca juntamente com outras entidades construir
dentro da categoria estudantil uma visão ampla das necessidades apresentadas
para o desenvolvimento agrário e suas relações com as demais áreas da economia.
Nesse contexto, a FEAB vem cumprindo um papel
essencial ao longo desses anos, que é de organização e conquistas tanto para a
categoria estudantil como também para a nossa profissão, sendo assim, entidade que se somou a diversas conquistas no
âmbito da agronomia.
APRESENTAÇÃO
O I Seminário Nacional de Formação
Profissional acontecerá na Universidade Federal do Paraná, entre os dias 5 e 7
de julho do corrente ano. Pretende-se reunir estudantes do curso de Agronomia
de todo país, além de aproximar o diálogo com as categorias representativas,
como o CREA e os sindicatos da categoria.
Através de painéis discutiremos diversas
temáticas com palestrantes de todo Brasil, dentre elas:
Histórico da agronomia:
Apresentação sobre o surgimento da agronomia, a relação do curso com a
sociedade e o resgate das conquistas.
Universidade:
Construção da relação de universidade com a sociedade, Ensino, pesquisa e
extensão.
Mercado de trabalho: Situação
atual do mercado de trabalho para os engenheiros, perspectivas profissionais e
áreas de atuação do engenheiro agrônomo.
Gênero:
Dificuldade e avanços da engenheira agrônoma e relações de gênero na
universidade.
Currículo/extensão:
Introduzir o resgate histórico do currículo da agronomia em diferentes escolas,
influências do currículo atual no profissional, avaliar a importância e o
enfoque da extensão que é dada nos currículos atuais.
Agroecologia:
Breve introdução na agroecologia como ciência, situação do mercado de trabalho
e realidade da agroecologia, perspectivas profissionais, campos de trabalho,
políticas públicas.
Movimento Estudantil na Agronomia: Breve introdução às conquistas passadas, perspectivas
de atuação e pautas atuais do movimento estudantil.
Organização profissional: Perspectivas de atuação pós universidade, questão de
direitos trabalhistas e sindicalização do profissional.
JUSTIFICATIVA
A nossa profissão há algum tempo vem ganhando destaque no cenário
nacional, sendo colocada como uma profissão promissora. Essa argumentação é
válida, principalmente em um cenário como é em nosso país, que tem na
agricultura uma de suas principais fontes econômicas. Além da questão econômica,
nossa agricultura se caracteriza pela diversidade, tanto de culturas
propriamente dita, fruto de nossas virtudes naturais, como também diversidade
de atores sociais.
Nesse cenário, o engenheiro agrônomo tem um papel crucial nesse processo
de emancipação econômica e social, conseguindo distinguir as diferentes
realidades encontradas em nosso território e se adaptando à essas condições. Coloca-se
o desafio também de nossas universidades formarem profissionais que sejam
capazes de aliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
Entendemos que as universidades além cumprir
um papel formativo, devem aproximar os futuros profissionais às demandas
populacionais, necessitando assim, aprimorar o ramo da extensão universitária.
Essa aproximação com a realidade social permitirá o estudante a desenvolver
seus conhecimentos na prática, adaptando a teoria vista na universidade com
exemplos reais, dessa forma fazendo com que a universidade cumpra sua função
social para com a sociedade.
Quanto aos estudantes, é necessário que se
procure também uma constante renovação de conhecimento e informações, visto o
cenário intenso que é encontrado hoje. Nesse ponto, tanto as entidades representantes
dos estudantes, como as categorias profissionais, cumprem um fundamental de
subsidiar o debate e gerar reflexões à cerca da realidade encontrada, também
servindo como defensora dos interesses da categoria.
Observam-se algumas iniciativas interessantes
no âmbito da aproximação de estudantes e profissionais, como no caso do CREA JR
e da filiação provisória de estudantes a seus sindicatos, porém entendemos que
podemos avançar mais. É necessário que o estudante sinta a necessidade de estar
se inserindo nessas discussões, não somente quando está indo para o mercado de
trabalho, mas que seja feito o debate com estudantes que inclusive entrarem
agora na universidade.
Diante disso, apresentamos o I Seminário Nacional
de Formação Profissional como uma iniciativa concreta pra se refletir e propor
sobre nossa profissão, servindo pra nortear debates futuros, aproximando
distintas realidades e dando embasamento para as atuais discussões de
reformulação dos currículos.
Historicamente a FEAB organizou o “Dia
nacional da reflexão sobre Formação Profissional”, porém mesmo sendo uma importante
atividade, acabava não conseguindo gerar frutos para as próximas gerações, dessa
forma, esperamos construir um documento final como consequência desse
Seminário, permitindo que esses materiais possam subsidiar debates posteriores
em outras universidades.
A fim de contemplar a diversidade brasileira,
a FEAB construirá debates regionais prévios sobre Formação Profissional, através
de suas coordenações regionais, trazendo para o Seminário Nacional um acúmulo
entorno da sua realidade estadual e também a realidade específica das
universidades, dos currículos, experiências etc. em seus estados.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Realizar 4 dias de discussão e atividades acerca da
reflexão sobre nossa formação profissional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Propiciar aos estudantes conhecimentos específicos a
respeito dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Agronomia;
b) Questionar e confrontar o conhecimento produzido pelas
Universidades de várias regiões do país;
c) Promover um intercâmbio político, acadêmico e cultural
entre várias escolas de Agronomia do país;
d) Produzir um documento final como consequência dos debates
presentes no Seminário;
e) Realização de etapas estaduais de discussão acerca de
nossa Formação profissional;
f) Viabilização de transporte para representantes das
regiões que trarão o acúmulo obtido nas discussões nas etapas estaduais;
g) Viabilização de materiais para a divulgação do evento e
para a impressão do documento final;
h) Viabilização de estrutura e alimentação nos dias que
acontecerão o I Seminário Nacional de Formação Profissional;
i) Viabilização de transporte e estadia para palestrantes do
evento;
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se
na conclusão desse projeto, ter por resultados:
-
Politização das Escolas de Agronomia do país, no que diz respeito a sua formação
profissional;
-
Articulação dessas escolas em uma rede de discussão permanente sobre os temas
referentes à atuação profissional do(a) Eng. Agrônomo(a);
-
Elaboração de um documento final como consequência das discussões do seminário;
-
Crescimento político e profissional dos (as) estudantes de Agronomia;
-
Devolver o debate acumulado pelas escolas para o ambiente das salas de aula –
tornando esses espaços, verdadeiramente espaços de troca de experiências e
construção de conhecimento.
CONCLUSÃO
Concluí-se, por fim, a grande
relevância na elaboração de propostas como esse seminário, que identifica os
estudantes como atores cruciais no processo de transformação da nossa
profissão, batalhando para que cada vez mais nossos Eng. Agrônomos e Eng.
Agrônomas estejam comprometidos(as) com a sociedade e com o desenvolvimento de
um projeto para o campo e para a Agricultura no Brasil.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Antecipadamente agradecemos às entidades
solicitadas pela atenção disponibilizada na avaliação dessa proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário